e-Notícias Irroba E-commerce

No e-Notícias você terá acesso a todas as informações sobre e-commerce, no qual foram destaque no mercado.



24/08/2011 14:14:20

Como criar um Twitter realmente viral

A vida é curta. O twitter quem o diga: um tweet tem uma meia-vida de apenas uma hora para ser retweetado. Depois desse período, apenas 8% dos tweets recebem alguma reação.

Por isso pesquisamos e preparamos algumas dicas caso você queira espalhar alguma informação valiosa através do Twitter.

Conheça seu público alvo
Monitore as mídias sociais, observe onde seus consumidores de informação estão, analise as comunidades, veja como as pessoas se comunicam. Cada público alvo tem um nível de conhecimento sobre o twitter diferente. Alguns usam várias hashtags e criam vários memes. Outros são mais restritos e gostam de se comunicar por DM. Descubra como as pessoas que você quer atingir pensam e anote tudo

Crie uma rede com essas pessoas sobre o assunto que você deseja viralizar
Mostre que você existe. Siga as pessoas do seu interesse, mencione-as, dê retweet nas suas informações. Mas seja natural e honesto: dê retweet apenas se o conteúdo realmente for importante e possa agregar valores à sua rede. Nada de exagerar nas menções.

Dê tempo ao tempo
Isso mesmo. Pode perguntar a qualquer pessoa: qual o componente fundamental de uma amizade? Confiança. E como surge a confiança? Com o tempo. Já pensou você chegar num evento e sair dando seu cartão para todo mundo sem ao menos cumprimentar as pessoas? Quantas dessas pessoas você acha que irão guardar seu cartão? Agora observe essa situação: você chega num grupo, conhece as pessoas, conversa com elas, descobre seus interesses, mantém um relacionamento e, aí sim, dá seu cartão. Pois é, isso consome muito mais tempo, mas tenha certeza: o efeito também durará muito mais tempo.

Dê conteúdo de qualidade aos seus seguidores
Faça tweets com informações relevantes para o público-alvo, sempre tentando evitar tweets generalistas demais.

Não seja robô
Quando falamos em distribuir conteúdo relevante sobre áreas específicas, não estamos falando em assinar 123123 feeds e distribuir automaticamente pelo twitter. Ora, se as pessoas quisessem isso, elas assinariam o feed no lugar de lhe seguir no twitter. Converse, dê RTs, faça menções, socialize.

Tenha uma plataforma para ancorar informações importantes que não caibam no Twitter
Embora muitas pessoas falem que 140 caracteres é pouco, discardamos, 140 caracteres dá para bastante coisa, inclusive para viralizar informações. Mas é importante que você tenha uma plataforma para ancorar textos, imagens, vídeos e outras informações que não cabem num tweet. Pode ser um blog, uma página no facebook, um site, qualquer coisa, desde que dê para colocar todo o conteúdo que você deseja disponibilizar.

Agora sim: tweet o que você quer viralizar
Sim, é necessário fazer todos os outros seis passos até chegar aqui. A menos que você seja alguém muito famoso ou uma multinacional bastante conhecida, você terá que penar para conseguir seguidores relevantes. E mesmo que você se enquadre nos primeiros grupos, terá que lutar um pouco para conseguir seguidores de qualidade. Observe como anda a twittosfera e como estão os notíciarios locais. O tempo é fundamental para a sua ação.

Chame seus seguidores para participar da ação. Mencione-os, dê RT em quem lhe der RT, espalhe a notícia com vários tweets num mesmo dia (mas não exagere, ok ?). Se você tiver um público fiel e que seu conteúdo seja relevante para eles, pode ter certeza que seu tweet irá viajar longe.

Fonte: E-commerce News