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11/11/2014 11:09:22

Como Vender Mais com a Black Friday e Natal 2014

Black Friday

Este ano a Black Friday, será realizado no dia 28 de novembro. Aos consumidores online, trata-se de uma ótima oportunidade para comprar barato nas principais lojas virtuais do país.

• Comprar durante o Black Friday é uma ótima oportunidade de se adiantar e de economizar nos presentes de Natal, já que enfrentar filas nas lojas físicas ou ficar atrás de ofertas competitivas das lojas online durante o Natal pode ser desgastante devido ao tempo e disponibilidade dos produtos.

• Clique no link para saber mais: https://www.youtube.com/watch?v=Fg8Wl9QZww4#t=113

• Para 2014, se depender da vontade dos consumidores, a data tem tudo para ser ainda maior.

• De acordo com uma pesquisa feita pelo Busca Descontos –portal de cupons de desconto grátis e que promove o www.BlackFriday.com.br, foram ouvidos 20.841 e-consumidores, 96% afirmaram que vão fazer compras na data, que acontece em 28 de novembro.

• O número representa um grande salto, pois apenas 42% dos pesquisados fizeram compras na data em 2013.

 

Natal 

• O Natal é uma época muito importante para o varejo, por dois grandes motivos: é quando os lojistas têm as melhores vendas e podem fortalecer o fluxo de caixa para o começo do ano seguinte.

• Investindo no marketing na época de festas do final do ano, um bom e-commerce pode obter o retorno incentivador que faltava para os investimentos no próximo ano.

 

Então lojistas e empreendedores, Vamos investir nestes dias?

 

Defina suas metas e objetivos, melhore o conteúdo das páginas de informações, verifique e melhore o conteúdo de informações: 
 

- Formas de Envio (Dias de Entrega , Custo (ou Grátis), Tipo de Entrega, Segurança na Entrega, se será Entregue no Fim de Semana)

- Formas de Pagamento(Número de parcelas, juros ou sem juros, bandeiras, taxas, dias de aprovação, Avisar que a operadora entra em contato com o cliente(Caso faça Análise de Risco)

- Politicas de Privacidade (Garantir que os dados pessoais são armazenados somente como: E-mail / CPF / Nome e Endereço e que dados de cartões não são armazenados).

- Quem somos: Sobre a empresa, algumas fotos da empresa, metas, visão, conquistas e depoimentos(Se possível)

- Politicas de troca: Como trocar, se será cobrado, quantos dias de troca (de acordo com a lei do consumidor)

- Se você vende calçados, aplique uma tabela de tamanhos e medidas dos pés.

- Se você vende vinho, seria interessante você mostrar a ocasião ou o horário do dia, a refeição que combina, o humor e tudo mais.

- Para roupas, uma tabela de medidas como: Manga, Gola, Ombro, Quadril são essenciais para evitar trocas.

- Informações de Segurança, Selos de Certificado SSL, Selos de AntiFraude, Selo E-BIT, CNPJ, Razão Social da Empresa até mesmo CPF se for uma loja de uma pessoa Física.

- Organize suas categorias, subcategorias e outros níveis. Esta organização é essencial para manter o cliente na página e também para ajuda-lo com uma boa localização.

- Uma das maiores preocupações de quem compra na internet é a ausência do toque. Para suprir isso, invista em fotos variadas, de alta qualidade e zoom. Crie um ambiente para os produtos para conquistar seu consumidor. Forneça informações detalhadas, desde termos técnicos a dicas de uso.

 

Estude a concorrência 

- Estude a Precificação e Benefícios como Frete Grátis, cupom de desconto e os próprios descontos que as lojas irão sofrer. O Buscapé será muito utilizado, como também outros comparadores de preço.

- Crie estratégias flexíveis para diferenciar da concorrência. Um brinde junto com o produto e uma embalagem bem montada faz a diferença. Seja especialista em seus produtos. Ofereça informações sobre como utilizar o seu produto com excelência, para dar um nível de autenticidade. Na BlackFriday muitas lojas não vendem produtos legalizados, o que acabam com o desejo do consumidor.

- Trabalhe com cupons para cadastro de e-mails para Newsletter ou então em um pós venda, ao concluir o pedido. Isto mantém o cliente a voltar na sua loja, para comprar novamente.

 

Trabalhe com Carrinho Abandonado

- Todos gestores de e-commerce sofrem com carrinho abandonado, no qual, são muitos motivos para os consumidores ‘pausarem’ as suas compras até ai:

- Frete Alto e Tempo de Entrega.

- Lentidão do Site - Informações do Total da compra e muitos passos para encerrar o Pedido Solução: Utilize um relatório de Carrinho Abandonado (Disponibilizamos este módulo) e dispare e-mails automáticos oferecendo um cupom de desconto para retomar o seu pedido.

 

Utilize um Chat Online

Um bom atendimento reflete no interesse de retornar à sua loja, para comprar futuramente. E também, no momento da compra, para tirar dúvidas.

Para definir se sua loja está pronta para receber clientes, é preciso ter um sistema de Chat Online.

 

Conheça o ZOPIM:

http://zopim.com.br/

 

Trabalhe com o Pós Venda

 Após o cliente comprar em sua loja, faça uma pesquisa com ele e crie um elo social.

- Como ele conheceu a loja

- Como foi a experiência de compra

- Como foi o atendimento

- Com estas pesquisas, você terá a base de experiência de navegação, atendimento e de conclusão do pedido, para realizar melhorias futuras com a sua loja.

 

Avalie as condições de Infraestrutura

Como a Black Friday / Natal irão atrair muitas visitas, certifique-se sobre sua hospedagem, se está apropriada para este ciclo.

Servidores Dedicados são melhores do que Compartilhados, no qual, o seu site ficará mais rápido e permitirá acessos maiores.

 

Faça um análise de Risco

Para você que utiliza Cielo/ E-Rede, primeiramente conheça um pouco do seu negócio e qual o comportamento de seu cliente ao comprar na sua loja virtual. Assim você irá perceber quando uma compra sai fora do padrão. Um exemplo:

Quando o comprador realiza muitas compras em um curto período de tempo e com muitas parcelas, ligue para confirmar: Nome Completo / Endereço / CPF / Data de Nascimento / Nome da Mãe.

Com um sistema antifraude (ClearSale/FControl), você terá dados cadastrais desta pessoa como situação no cerasa, situação de compras na internet e um nível de risco do seu perfil.

 

Para formas de Pagamento como: PagSeguro / MOIP / BCash

O Analista destas operadoras de pagamento, irão entrar em contato com o seu cliente para fazer um análise de Risco. É o mesmo processo das operadoras de cartão de crédito.

Caso não seja possível fazer o contato, o Analista irá cancelar o pedido.

 

Abuse das ferramentas de Publicidade

 

Google Adwords

- Organize no mínimo 700 reais para disparar anúncios e para ficar em um ótimo posicionamento no ranking de pesquisa

- Crie anúncios otimizados para Mobile

- Crie anúncios com informações de contato

 

Comparadores de Preço

- Integre sua loja com o Mercado Livre, Buscapé, MuccaShop (para modas e acessórios), Rakuten(Shop Online) para combater com a concorrência.

 

Facebook

- Aumente a publicação de conteúdo original no site (blog ou canal de vídeo), isso pode fazer crescer o número de compartilhamentos via botão do Facebook.

- Tente publicar mais posts combinando texto com imagens, mas sem deixar de lado outros formatos de conteúdo, como vídeo.

- Aumente o número de posts a frequência de publicação; segundo o próprio Facebook, isso ajuda a impulsionar as curtidas e a quantidade de fãs da página.

- Capriche na qualidade do conteúdo: publique o que é relevante para seu público, identificando o perfil dos fãs da página a partir dos posts com maior índice de ''pessoas falando sobre'' (''people talking about'')

- Estimule os fãs a interagirem com a página: responda a comentários e mostre que está presente na fanpage. Faça perguntas aos seguidores, incentivando-os a interagirem com você e comentarem suas respostas.

- Valorize seus fãs, são eles que irão falar do seu produto. Faça com que eles falem bem!

 

Google Plus

- O Google+, como uma rede social, ainda não é unanimidade entre os brasileiros. Mas os marqueteiros de plantão estão usando a rede social como uma poderosa ferramenta para melhorar o SEO (otimização para os buscadores) de seus sites, sem realmente usar quaisquer funcionalidades de “rede social”.

- Todo o conteúdo postado no Google+ é indexado ao Google.

- Assim como no Facebook, empresas não devem usar perfis comuns para promoverem sua marca. Crie uma página empresarial, autentique essa página para aparecer na busca do Google quando buscarem pelo nome da sua empresa.

 

Abuse do E-mail Marketing

Uma opção rentável para manter contato e construir um relacionamento entre a empresa e clientes.

Cerca de 99% dos internautas, não realizam compras na primeira visita a um site.

Levando isso em consideração, ao possibilitar um cadastro para o visitante, a loja/empresa constrói uma conexão com seu futuro cliente, para disponibilizar informações sobre ofertas e produtos em seu e-mail pessoal.

 

Adere aos temas de Black Friday / Natalino

- Aderir ao tema natalino ou blackfriday, a sua loja virtual irá ajudar o visitante a perceber o clima destes dias, possibilitando que o comprador se identifique com o visual de Natal ou da BlackFriday.

- É interessante fazer alterações no layout e também na estrutura do site, acrescentando categorias que facilitem para os visitantes as compras dessa época do ano, como “presentes”, “presentes para mulher”, “presentes para pais”, “artigos de decoração” e outros.

- Dentro de todas as opções, só tome cuidado para manter a usabilidade do seu site. Um site atrativo ao olhos e pouco eficiente para conversões não é o ideal para o usuário e muito menos para o vendedor.

- Logos e Layout’scom temas destes dias irão despertar o interesse do consumidor.

 

Reclamações

- Fique de olhos abertos para o estoque, entregar o produto no prazo indicado para que a empresa não tenha sua reputação manchada – pois mesmo algo tão pequeno pode estragar a imagem – e por esta razão contar com um planejamento aprimorado e uma logística eficaz.

- Tudo isso faz a diferença para os lojistas em relação aos concorrentes do mercado eletrônico. Mas tão importante quanto isso é saber “o que falam do seu comércio eletrônico na internet”. Do mesmo modo que o e-consumidor deve pesquisar a respeito do vendedor nos sites de reclamações, as empresas necessitam e muito, fazer o mesmo tipo de coisa, porém, em um processo inverso.

- Se há reclamações há de ter respostas para satisfazer o cliente, tanto aquele que reclamou quanto aquele que está apenas pesquisando. O mundo eletrônico não é apenas planejamento, mas, sim, uma comunicação estratégica para conquistar quem quer comprar e por parte de quem quer vender. Quando ambos fazem a sua parte, consumidor e empresa sentem-se satisfeitos com a compra e a venda bem feita.

 

Boas Vendas.

 

Por: Matheus Teodoro  (Consultor E-commerce / SEO / SEM - Irroba E-commerce)