e-Notícias Irroba E-commerce

No e-Notícias você terá acesso a todas as informações sobre e-commerce, no qual foram destaque no mercado.



11/01/2012 11:03:05

Loja virtual no Facebook

Uma das últimas tendências do e-commerce é a inserção da loja virtual no Facebook, o que ficou conhecido como F-commerce.  Muitas empresas já correram para implementar essa tecnologia em suas operações de e-commerce, não porque seja a tábua de salvação para o e-commerce mas sim porque é preciso acumular experiência também nesta área.

Ter uma loja virtual no Facebook é uma tendência e por isso é melhor que você comece a ganhar experiência nesse mercado, que a bem da verdade ninguém conhece tanto assim. Por isso, acredito ser importante essa experiência. O treinamento de pessoal é uma das principais preocupações para a manutenção de uma loja virtual de sucesso. No caso de lojas no Facebook não é diferente.

Como ter uma loja virtual no Facebook

Para quem deseja ter uma loja virtual no Facebook existem dois caminhos. O primeiro é o desenvolvimento próprio. Essa é uma solução mais complicada por envolver muita programação e manutenção constante.  A segunda opção é utilizar um aplicativo pronto, o que é bem mais indicado do que desenvolver um aplicativo próprio, principalmente para quem está começando.

A vantagem do aplicativo de F-commerce é justamente o da terceirização da TI. O Facebook muda seus protocolos a todo momento e por isso, se você parte para a solução de aplicativo próprio, terá que manter uma equipe de plantão para esse tipo de serviço emergencial. Isso significa mais custos para a operação e redução das margens de lucro.

Em nosso curso sobre criação de lojas virtuais sempre cito a opção de criação de lojas no Facebook através de aplicativos prontos como a forma mais adequada para quem deseja conhecer o mercado antes de fazer um investimento de maior vulto em aplicativos próprios.

Lojas virtuais no Facebook não são grátis

Antes que alguém pergunte, é bom deixar claro que não existe loja virtual no Facebook grátis. Todas elas cobram algum tipo de comissão ou aluguel do aplicativo. Nada mais justo, porque o desenvolvimento, manutenção e hospedagem do sistema tem um custo.

O custo do uso do sistema de loja no facebook em si não é alto, gira em torno de 2% do valor da compra. Deve-se somar a este valor os custos de processamento de pagamento (Moip, Pagseguro, Pagamento Digital ou PayPal). No final das contas, o custo da operação gira em torno de 8,5% do valor da compra, ai sim, um custo bem elevado que deve ser muito bem avaliado antes de se decidir por esse caminho.

Como disse anteriormente, a opção por ter uma loja no Facebook é uma das tendências do comércio eletrônico, mas antes, deve-se analisar com cuidado a viabilidade do projeto.

Fonte: E-commerce News