Gerador de Utms

Através desta ferramenta você gera um link com UTMs para acompanhar com maior precisão o resultado das suas campanhas no Google Analytics, ou na sua plataforma de e-commerce.

Como rastrear os links com UTM?

A maneira mais comum é através do Google Analytics, onde é possível adicionar as colunas de:

  • Origem / mídia da sessão;
  • Origem;
  • Campanha;
  • Meio da sessão;
  • Id da campanha da sessão;

Mas caso você seja um cliente Irroba, é possível visualizar o relatório de vendas por UTM diretamente no painel administrativo, como no exemplo abaixo:

Se você quer ter este nível de facilidade em sua gestão, crie já a sua loja virtual na Irroba clicando no botão abaixo:

Quais as vantagens de utilizar UTMs?

A UTM é uma das maneiras mais fáceis de aprimorar o acompanhamento de tráfego e conversões das suas campanhas de marketing digital, afinal através delas é possível acompanhar os resultados pelo Google Analytics, ou diretamente através da sua plataforma.


Outra vantagem, é que as UTMs são um padrão de trackeamento mundial, ou seja, caso você deseje se aprofundar ainda mais análise de dados sobre a sua loja virtual com sistemas de BI por exemplo, elas te farão obter insights mais valiosos sobre os seus dados.

O que significa UTM?

UTM significa Urchin Tracking Module, ou Módulo de Rastreamento Urchin, que basicamente são links que possuem extensões especiais adicionadas ao final para ajudar a identificar a origem do tráfego. Com as UTMs, é possível saber onde o link foi publicado, bem como o conteúdo e a campanha associados a ele.

O que significa cada parâmetro da UTM?

Vamos listar abaixo o significado de cada um dos parâmetros que são adicionados na URL.

Utm_source

É a origem do tráfego, como por exemplo: Google, Meta, Instagram e etc.

Utm_medium

É o meio pela qual a campanha está sendo divulgada, como por exemplo: cpc, newsletter e etc.

Utm_content

É o conteúdo da campanha que está sendo divulgado, como por exemplo: anúncio estático, video xyz.

Utm_term

É utilizado para identificar as palavras-chaves da campanha, como por exemplo: calcado+masculino.

Utm_id

É utilizado para identificar o id da campanha que está sendo veiculada, como por exemplo: fb123.

O que é um gerador de UTM?

Um gerador de UTM é uma ferramenta como está, onde você pode inserir o seu link, e descrever os dados da sua campanha para que a url rastreável seja gerada, e o nosso gerador é 100% gratuito, e pode ser utilizado à qualquer momento.

Como configurar a UTM?

Para configurar as UTMs em seu link, basta preencher o formulário acima com o link, e os dados da sua campanha, e ao final será necessário apenas copiar e colar o mesmo no seu anúncio, não sendo necessário realizar nenhuma configuração adicional em seu Google Analytics.